01/07/2024

Projeto de videomonitoramento garante mais segurança à comunidade

Visando garantir a segurança da comunidade, o município de Westfália ampliou seu projeto de videomonitoramento. Três novos pontos de vigilância foram recentemente implantados, elevando o total para 40 câmeras de segurança espalhadas de forma estratégica pela cidade e interior. Com isso, o projeto inicial de cercamento eletrônico do Município está praticamente completo.

A expansão do sistema de videomonitoramento busca proporcionar uma vigilância ainda mais eficiente e abrangente, criando uma rede mais robusta de segurança. As novas câmeras foram instaladas em pontos determinados pelo projeto, sendo possível, agora, monitorar grande parte das entradas e saídas do Município. Os novos pontos são: trevo de acesso ao Centro do Município (RSC-453), trevo de acesso à Linha Berlim e no acesso à Linha Berlim Fundos.

Conforme o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, a implantação do projeto de videomonitoramento, desde o princípio, atende a um anseio de toda a comunidade westfaliana. “Seguimos comprometidos em garantir que Westfália siga sendo um lugar seguro para viver e trabalhar. Estamos felizes com a evolução do cercamento eletrônico e, dentro das necessidades e possibilidades, iremos ampliar sempre que necessário, uma vez que a segurança é uma de nossas prioridades”, enalteceu o chefe do Executivo westfaliano.

Atualmente, o Município conta com 10 pontos estratégicos de monitoramento (sete na primeira etapa e três no segundo momento), totalizando 40 modernos equipamentos de segurança instalados. O projeto foi realizado em regime de parceria, com base na Lei 13.019/2014, com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Westfália. O valor total de investimento é de R$ 427 mil.

Imagens em tempo real

Uma das principais características do projeto é a integração com a Brigada Militar (BM). As imagens capturadas pelas 40 câmeras estão espelhadas tanto no posto policial local quanto na central da Brigada Militar em Teutônia, permitindo o acompanhamento em tempo real. Essa integração permite uma resposta mais rápida e coordenada em caso de incidentes, aumentando, inclusive, a eficiência das operações policiais.

Segundo o tenente Edilnei Gravina, que coordenou a visita do prefeito westfaliano à Sala de Monitoramento junto à BM de Teutônia, os equipamentos de vídeo auxiliam em muito a guarnição. “A centralização das imagens nos permite monitorar uma área maior, com mais precisão. Essa integração fortalece a nossa capacidade de resposta e nos ajuda a manter a segurança na região como um todo”, destacou o tenente.