05/05/2025

Juliano Bloemker reforça apoio à agricultura familiar com subsídio de R$ 33,4 mil para sementes do Programa Troca-Troca

Fonte:

Fotos:

Divulgação

Crédito da notícia:

Na manhã de sexta-feira (2), o prefeito de Westfália, Juliano Bloemker, realizou no gabinete da Administração Municipal a entrega simbólica de um subsídio no valor de R$ 33.436,80 ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em reunião com o vice-presidente da instituição, Ademir Cord. O montante corresponde a 50% do custo das sementes adquiridas pela agricultura familiar do município por meio do Programa Troca-Troca de Sementes, promovido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O subsídio visa aliviar os custos de produção dos pequenos produtores, incentivando o cultivo de milho na região. "Este incentivo é fundamental para fortalecer a agricultura familiar em nosso município. Ao subsidiarmos parte do custo das sementes, estamos investindo diretamente na produtividade e na sustentabilidade das propriedades rurais de Westfália", destacou o prefeito Bloemker.

Programa Troca Troca

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Westfália e Poço das Antas operacionalizou mais uma etapa da entrega de sementes do Programa Troca-Troca Safra e Safrinha 2024/2025, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Nesta etapa, foram entregues 347 sacas de sementes de milho híbrido da safra, beneficiando 99 agricultores, e 13 sacas de milho safrinha, atendendo outros 5 produtores. Ao todo, foram 360 sacas de sementes repassadas a agricultores da região.

"Nosso objetivo é reduzir custos de produção e estamos cientes de que nosso trabalho beneficia muitos agricultores do município. Ficamos felizes em contar com este subsídio da administração de Westfália", disse o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ademir Cord.

O Programa Troca-Troca de Sementes, criado em 1988, tem como objetivo fomentar o cultivo de milho e sorgo no Rio Grande do Sul. Destinado a agricultores familiares com até quatro módulos fiscais, o programa oferece sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo para produção de grãos e/ou silagem. A operacionalização ocorre em duas etapas anuais: Safra e Safrinha.