09/05/2024

Defesa Civil de São Paulo realiza vistorias no Município

Diante das fortes e intensas chuvas que atingiram Westfália desde o dia 29 de abril, registrando mais de 700 milímetros, alguns pontos do Município apresentaram rachaduras no solo e deslizamentos. Estas áreas de risco foram monitoradas em conjunto por profissionais e moradores, desde o princípio, tendo em vista garantir a segurança de toda a comunidade.

Neste sentido, no domingo e na segunda-feira à tarde, dias 05 e 06 de maio, Westfália recebeu a equipe da Defesa Civil de São Paulo, a qual vem prestando serviço voluntário em todo o Vale do Taquari. O geólogo Marcelo Gramani, acompanhado da Brigada Militar, do prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, e do secretário de Obras, Viação e Interior, Élcio José Lupatini, visitou, vistoriou e avaliou áreas de maior risco no Município.

No momento, a orientação é para que os moradores de áreas de risco deixem as residências especialmente em dias de chuva forte, uma vez que as encostas seguem encharcadas e há nova previsão de altos índices de chuva para os próximos dias. Gramani, que tem mais de 20 anos de experiência, também orientou os moradores sobre como contribuir com o Município com informações de movimentação de massa nos pontos, uma vez que este monitoramento é importante e deve ocorrer constantemente.

É fundamental que a população se mantenha alerta nos próximos dias e informe a Prefeitura sobre qualquer alteração que venha a ocorrer. “Precisamos primar pela segurança de todos. Por isto, pedimos a compreensão e colaboração da comunidade em momentos de interdição de vias ou qualquer outra medida que possa se fazer necessária. O Município segue à disposição para auxiliar no que estiver ao seu alcance”, considerou o prefeito, Joacir Docena.

Acesso à Linha Paissandu interditado

Importante reforçar que o acesso à Linha Paissandu pelo Centro segue interditado em virtude de rachaduras na via e entorno, além de deslizamento próximo. A rota alternativa é a RSC-453 (Rota do Sol) e a Picada Horst. Ainda não há previsão de liberação da Estrada Geral para o fluxo de veículos.

Município engajado na recuperação

Desde a quarta-feira, dia 1º de maio, a Secretaria de Obras, Viação e Interior centraliza seus trabalhos na recuperação e desobstrução de vias do Município, além de ajustes nos acessos e remoção de terra nas propriedades rurais atingidas. Neste sentido, pede a compreensão da comunidade, uma vez que os serviços particulares estão temporariamente suspensos.