18/12/2023

7º Natal Iluminado in Dossland: uma noite de encanto e emoção

Westfália viveu uma noite de encanto, brilho, emoção e reflexão neste domingo, dia 17 de dezembro. Depois de anos, o Município retomou o seu tradicional espetáculo natalino, chegando à sétima edição em 2023 e reunindo um excelente público para prestigiar a programação, que contou com atrativos para toda a família.

Inicialmente marcado para o sábado, dia 16, o 7º Natal Iluminado in Dossland foi adiado em virtude das condições do Parque Municipal de Eventos após a forte chuva de sexta-feira, tendo em vista garantir a segurança da comunidade e dos voluntários envolvidos no espetáculo. Porém, a transferência não impediu o sucesso do evento.

A programação cultural iniciou com a apresentação do Grupo Instrumental, que, na noite, foi oficializado como Orquestra Municipal de Westfália (alteração prevista na Lei nº 2007, de 05 de dezembro de 2023). Além dos instrumentistas, que tocaram diversas músicas natalinas, ainda participaram deste momento de abertura e recepção os cantores Leandro Ahlert e Alissa Bracht. Também com repertório natalino, outro atrativo do 7º Natal Iluminado in Dossland foi o Coral Municipal de Westfália. Com suas lindas vozes, trouxeram o encanto do Natal ao palco do evento.

Na sequência, autoridades municipais deixaram mensagens à comunidade presente. Em nome da corte de soberanas, a rainha Maica Cristina Wahlbrink falou que a coletividade é um dos destaques de Westfália. “Vendo este lindo espetáculo acontecer, só consigo pensar em uma palavra: coletividade. Westfália segue sendo um grande exemplo de trabalho coletivo e conjunto, que não mede esforços para ajudar ao próximo. Que sigamos sendo referência neste quesito e parabéns a todos os envolvidos nesta linda noite”, destacou.

A presidente da Câmara de Vereadores de Westfália, Taís Pott Rückert, parabenizou a todos os envolvidos no 7º Natal Iluminado in Dossland. “É uma grande alegria acompanhar a retomada deste lindo espetáculo, que celebra o fim de mais um ano. Parabéns a todos os envolvidos, parabéns à Administração Municipal por retornar com esta proposta que encanta e emociona”, ponderou.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, também reconheceu o trabalho dos envolvidos no espetáculo natalino. “Westfália merece este grandioso espetáculo de Natal, um momento para celebrar as realizações do ano que chega ao fim e planejar o novo ano que se aproxima. Parabéns a todos os envolvidos na preparação deste evento tão lindo e emocionante”, parabenizou ele.

O ponto alto da noite foi o espetáculo natalino “O Natal Encantado de Dossland”, sob a direção de Marcelo Brentano. Em palco, artistas locais, que dedicaram-se por meses a intensos ensaios, levaram encanto, emoção e reflexão à comunidade presente. O espetáculo reuniu teatro, dança e canto, reverenciando o verdadeiro sentido do Natal, e culminou com um lindo show de fogos, custeado por meio de patrocínios e respeitando as exigências previstas na Lei Estadual.

O Papai Noel também chegou distribuindo balas e pirulitos às crianças, momento oportuno para abraços carinhosos e pedidos especiais. Ao final, ainda houve show com Matheus e Mathias e o público pôde prestigiar a ornamentação natalina junto à Vila Temática Dossland e à Prefeitura Municipal.

O 7º Natal Iluminado in Dossland foi uma realização do município de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), e de Brentano – Projetos e Eventos Culturais, com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O apoio foi de Docile, Florestal, cooperativas Certel e Sicredi, Luminatec, Do Sul – serviços de munck e transportes, Amigo Internet, Hollmann e Bagio, Piratini, Pró-Fogo – comércio de extintores, Landmeier – Materiais de Construção, Idalécio Schoulten – serviços de caminhão cesto aéreo, e Integra – Serviços de Geologia, Engenharia e Licenciamento Ambiental.