Carregando...
--°
--
Infraestrutura

Iniciado desassoreamento do Arroio Schmidt em Westfália

Iniciado desassoreamento do Arroio Schmidt em Westfália

Maquinário licitado pelo Governo do Estado executa trabalho em quatro pontos para reduzir riscos de alagamentos

Iniciou no dia 02 de dezembro o trabalho de desassoreamento do Arroio Schmidt, em Westfália, ação que contempla quatro pontos estratégicos do curso d’água. O material retirado do leito está sendo transportado para a saibreira licenciada do município, localizada às margens da RSC-453 (Rota do Sol), onde ficará disponível para posterior utilização em obras locais, como preparação de bases asfálticas.

Trabalhos foram iniciados no trecho do Arroio Schmidt no Bairro Bela Vista, aos fundos da Associação Cultural e Esportiva Fluminense (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Esta etapa integra o Programa Desassorear RS, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). Westfália foi beneficiada com R$ 1.046.862,13 em horas de prestação de serviço de maquinário licitado pelo Estado para limpeza de rios e arroios em áreas urbanas e rurais.

A estimativa é de que sejam retirados 15,3 mil metros cúbicos de sedimentos, medida que visa prevenir alagamentos e reduzir riscos de transbordamentos durante períodos de chuva intensa em locais mais suscetíveis a inundações e com maior concentração populacional.

Início dos trabalhos foi acompanhado pela Administração Municipal e representantes do Estado

As máquinas realizam a limpeza dos trechos enquanto caminhões fazem o transporte dos sedimentos até a saibreira. O prefeito César Juliano Bloemker acompanhou o início dos trabalhos no trecho do Arroio Schmidt no Bairro Bela Vista, aos fundos da Associação Cultural e Esportiva Fluminense. Segundo ele, a ação é essencial para a segurança da comunidade. “Esse trabalho permite melhor vazão do curso d’água, prevenindo alagamentos e evitando que o arroio invada ruas e residências de moradores próximos”, destacou.

Máquinas realizam a limpeza dos trechos enquanto caminhões fazem o transporte dos sedimentos até a saibreira

Bloemker lembrou que Westfália encaminhou projeto ao Estado ainda no primeiro semestre de 2025, solicitando ações de limpeza e desassoreamento em rios, arroios e canais de drenagem. O Programa Desassorear RS contempla municípios que decretaram situação de emergência em decorrência de eventos climáticos extremos nos últimos dois anos. Na fase inicial, foram atendidos 154 municípios; nesta segunda etapa, outros 67 integram a iniciativa, que soma investimento total de R$ 305 milhões, oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). No Vale do Taquari, 32 cidades foram contempladas.

Material retirado do leito está sendo transportado para a saibreira licenciada do município

Autoria do Texto:

Leandro Augusto Hamester

Compartilhe: