Com o propósito de fortalecer a participação popular e discutir os rumos da saúde pública no município, Westfália realizou, na tarde da última sexta-feira, dia 19 de junho, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, etapa integrante da 18ª Conferência Nacional de Saúde. O encontro ocorreu no Galpão de Eventos do Parque Municipal de Eventos e teve como tema “Saúde, democracia, soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.
Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, a Conferência reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da saúde, gestores, prestadores de serviços, conselheiros municipais, representantes de entidades e organizações da sociedade civil, além da comunidade em geral.
O objetivo do evento foi promover o debate sobre os principais desafios e necessidades da população em relação aos serviços de saúde, estimulando a participação da comunidade na construção das políticas públicas do setor. A programação também contemplou a definição de propostas que serão encaminhadas às etapas posteriores da Conferência Estadual de Saúde.

(Fotos: Divulgação Prefeitura de Westfália / Leandro Augusto Hamester)
Espaço de participação e fortalecimento do SUS
O prefeito César Juliano Bloemker destacou a importância da participação da comunidade. “A Conferência representa um momento democrático em que usuários, profissionais e gestores podem dialogar sobre os desafios do setor e contribuir com propostas que ajudem a qualificar os serviços oferecidos à população. O fortalecimento do SUS depende da participação coletiva e do compromisso permanente com a melhoria do atendimento à comunidade”, disse.
A secretária municipal da Saúde, Helena Maria Schneider, ressaltou que a Conferência é um importante instrumento de diálogo entre o poder público e a população. “Westfália busca oferecer saúde pública humanizada e de qualidade, por meio de uma equipe comprometida e de ações voltadas à promoção, prevenção e cuidado integral da população. Também seguimos investindo na melhoria dos serviços e da estrutura da saúde, com destaque para a construção da nova Unidade Básica de Saúde”, afirmou na abertura.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Schirlei Landmeier Schoenell, também enfatizou a relevância da participação popular no processo. “A presença da comunidade, dos profissionais de saúde, gestores, autoridades e representantes das entidades demonstra o compromisso de todos com o fortalecimento da saúde em nosso município. A Conferência é um importante espaço de diálogo, participação e construção coletiva, onde a população tem a oportunidade de contribuir com ideias, sugestões e propostas para a melhoria dos serviços de saúde”, acrescentou.

Discussão de propostas e eleição de delegados
Os trabalhos da Conferência foram organizados em quatro eixos temáticos: democracia, saúde como direito e soberania nacional; financiamento adequado e sustentável para o SUS; defesa da vida, emergências climáticas e justiça socioambiental; e modelo de atenção, gestão e cuidado integral nos territórios.
A Conferência contou com assessoria técnica da empresa Serviços de Saúde e Assessoria em Gestão Ltda. (SSAG), responsável pelo planejamento, organização, coordenação dos trabalhos e condução da palestra temática.
A apresentação do tema central e dos eixos de discussão foi conduzida pela palestrante Janete Madalena Arcari. Na sequência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater os assuntos propostos e elaborar sugestões voltadas ao aprimoramento das políticas públicas de saúde.
As propostas construídas nos grupos foram posteriormente apresentadas, debatidas e submetidas à votação em plenária. Encerrando a programação, ocorreu a eleição dos delegados que representarão Westfália na etapa estadual da Conferência, levando as demandas e contribuições definidas pela comunidade local. Os titulares representantes dos usuários são Maria Schirlei Landmeier Schoenell e Anelise Ivete Scheeren Dickel, tendo como suplentes Carina Diersmann Klein Agatti e Izolete Martins Koglin; representantes da gestão pública Helena Maria Schneider e suplente Pauline Dahmer; e representantes dos profissionais da saúde Vinicius Huffell Vargas e suplente Jenifer Sofia Wahlbrinck.


